A volta do cine drive-in

Atualizado: Jun 18

Inovações e adaptações no mercado do entretenimento


---------------------------------------------------

Você pode escutar esse conteúdo ouvindo nosso Dropcast. Basta dar o play aqui embaixo ou seguir nossa playlist no Spotify.

---------------------------------------------------


Com esse "novo hoje" que estamos vivendo, muitas inovações e adaptações se fazem necessárias. Novidades para alguns e pura nostalgia para outros, o retorno do antigo cine drive-in, em algumas cidades do Brasil, é um exemplo claro de como vamos nos adaptar a nossa nova realidade.

Se você nasceu depois da década de 90, a gente te conta o que é! Estamos falando de uma espécie de cinema onde se assiste ao filme dentro do carro. Em alguns lugares, era comum o som do filme ser transmitido através de uma frequência de rádio AM ou FM, e também, o estabelecimento poderia disponibilizar caixas de som espalhadas pelo ambiente.


O primeiro cine drive-in foi inaugurado em junho de 1933 por Richard Hollingshead, localizado em Camden, cidade em Nova Jersey.



Foi o coronavírus se espalhar pelo Brasil e os governos locais barrarem comércios por toda parte. Isso fez com que o cine drive-in de Brasília, o único em funcionamento desde 1973, também fechasse suas portas. Porém, quarenta dias depois, graças a um decreto do governo distrital autorizando o funcionamento, ele voltou às atividades. Ainda bem! A autorização veio por iniciativa da administradora do local, mostrando que os drive-ins nos Estados Unidos estavam abertos e dando certo. Segundo Marta Fagundes, administradora do cine drive-in de Brasília, em entrevista para a Uol, o aumento do público foi de 200% e o movimento aumentou em todos os dias da semana. Na última segunda-feira (11/05), por exemplo, cerca de 170 carros passaram pelo local ao longo de três sessões.

"As distribuidoras ficaram impressionadas com o número de pessoas que colocamos aqui logo quando o cinema abriu", explicou Marta.

O sucesso é tanto que empresários de outros estados pedem ajuda para ela.


"Tem gente me ligando de São Paulo, do Paraná, de Goiânia, todo mundo atrás de fazer um drive-in", finalizou Marta.

Pra quem se interessa pelas produções cinematográficas nacionais, a gente deixa aqui o trailer de um filme inspirado nesse histórico cinema de Brasília, com cinco décadas de resistência cultural.



Segundo matéria da Playground a Alemanha está sendo a principal referência no assunto. O número de drive-ins operando no país mais que dobrou desde o início da pandemia — passou de vinte para quase cinquenta. O efeito está se repetido em muitos outros países, dos Estados Unidos à Coréia do Sul, passando pela Espanha e até pelo Irã. Além disso, a fórmula pode se repetir com outros produtos culturais. Concertos, festivais de música eletrônica e até serviços religiosos podem se beneficiar do 'drive-in'. Na Alemanha já está acontecendo.


Em Niterói, a Prefeitura (@curtoniteroi) já divulgou que dois cine drive-ins serão montados na cidade, com programação a partir de 25 de junho no Caminho Niemeyer. Confira a programação de junho:

Dia 25 – 20h - Minha mãe é uma peça 3 Dia 26 – 20h – Nasce uma estrela Dia 27 – 18h20 - Sonic, o filme Dia 27 - 20h30 – Parasita Dia 28 – 18h20 – Brincando com fogo Dia 28 – 20h30 – Vai que cola 2, o começo


O Caminho Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, no Centro de Niterói. A Jeunesse Arena (@jeunessearena) , na Zona Oeste do Rio, recebe, entre 28 de maio e 28 de junho, o LoveCine Drive-In, que funcionará de quinta a domingo. Serão três sessões às sextas e sábados e duas às quintas e domingos. Cada ‘experiência’, que contará com exibição de filmes, shows e apresentações de DJs, terá duração de quatro horas. A capacidade do empreendimento é de aproximadamente 180 carros por sessão, e o ingresso vai custar 100,00 reais por veículo. Ou seja, não importa o número de pessoas no carro, o preço não varia. Segundo matéria da Veja Rio, publicado dia 08 de maio.





Aqui na Yuzú a gente já considera que o cine drive-in marca um novo momento do mercado de eventos e entretenimento. E você, o que acha disso!? O fato que é uma ótima ideia e vale muito a pena sugerir um cine drive-in aos empresários e a prefeitura de sua cidade.


Juntos podemos fazer brotar conhecimento e novas flores e frutos em breve surgirão.

Quer inovar? Vem com a gente!


Pode contar conosco!

#YuzuNews #AgenciaYuzu #frutifique #fiqueemcasa #vaificartudobem #cinedrivein




36 visualizações

© 2019 Agência Yuzú. MT2 INOVACAO E MARKETING LTDA

Quando a vida te der limões...