Novos Hábitos, Novos Caminhos

Atualizado: Abr 2

Novos comportamentos de consumo, o que observar e fazer?




À medida que a crise mundial por conta do novo Coronavírus cresce, os consumidores estão fazendo mudanças na maneira como interagem com o conteúdo nas redes sociais.

Entender como a mudança na rotina diária das pessoas está refletindo no consumo digital é um grande desafio. Por esse motivo, vamos dividir alguns insights extraídos de pesquisas criadas por nossos fornecedores digitais:



O streaming está indo para dentro de casa • O consumo de streaming dentro de casa, em diferentes dispositivos como computadores, videogames, TVs e smart speakers, está começando a aumentar, enquanto que o consumo dentro dos carros está diminuindo. O mobile ainda domina, mas passa a funcionar como um controle • O mobile ainda é a plataforma primária onde os usuários ouvem Spotify. Porém, provavelmente está sendo mais usado como um controle remoto de outros dispositivos, como smart speakers, TV´s e videogames, refletindo como os usuários se adaptam às novas rotinas.

Foco em família e tarefas domésticas • Com as pessoas ficando dentro de casa, estamos vendo um aumento no consumo das playlists relacionadas a culinária e demais atividades domésticas, assim como em músicas para crianças, e menos consumo de playlists para atividades em grupo e trabalho.

A audição mostra a nossa resiliência, o tempo dentro de casa é utilizado para reflexão, educação e entretenimento • Os gêneros de podcasts sendo ouvidos refletem as atitudes dos ouvintes em relação ao mundo ao redor deles. Estamos vendo que os usuários estão focando seu consumo de podcasts em: autoconhecimento (bem-estar e meditação) e conteúdo de entretenimento (esportes, comédia). Fonte: Spotify / Boo-box/Ftpi





A busca por informações não para de acelerar:


* 82% procuram se informar pelo menos uma vez ao dia

* 88% das pessoas confiam na TV aberta para obter informações sobre o Coronavírus

* 86% das pessoas confiam em sites e portais para se obter informações sobre o Coronavírus

* TVs ligadas 25min mais cedo, às 3h45m

* 102% maior o número entre quem liga e quem desliga a TV ao meio dia.

* Conversas no Twitter representaram 77% de tudo que foi falado sobre COVID-19 (dados comparados entre FEV e MAR) Fontes: Mindminers - Monitoramento COVID-19 - onda #1 - Base: 500 - Homens e Mulheres ABCDE 18+ BRASIL // Ibope Inteligência - 24/03/2020 - Internautas // Kantar Ibope Media SP. Total de indivíduos. Fluxo de RAT#. 4,14 E 18/FEV E 3/03 vs. 17/03


Como anda o engajamento com as redes sociais?


"Analisando o total de conteúdo produzido pelas marcas em março, comparado com o mesmo período do mês passado, observa-se uma queda de 3%. Após o avanço da pandemia, algumas marcas tornaram-se um pouco mais hesitantes em publicar nas redes sociais. O número total de ações caiu 9% comparado com o mês anterior, mas o número de ações em março ainda assim é 2% maior que o total de ações em janeiro. O número de ações por post cai tanto no comparativo com fevereiro (-6%) e janeiro (-5%), o que significa que as marcas não estão sendo eficazes para promover o engajamento com o público durante esse período. Todas as métricas apresentaram crescimento para a categoria de publishers, exceto ações por post. Uma das hipóteses é que a audiência não está conseguindo engajar com o aumento no volume de posts publicados.





Apesar disso, o aumento de shares (16% em relação ao mês anterior) é relevante, demonstrando o interesse da audiência em reverberar o conteúdo dos publishers em suas contas sociais. O post com maior engajamento no período, tanto no Facebook quanto no Instagram, foi da Cervejaria Ambev divulgando a ação da marca em transformar o álcool da cervejaria em álcool em gel envasado nas próprias embalagens. Um demonstrativo de que no momento ações relevantes e que tenham impacto direto nesta nova realidade conseguirão maior engajamento com a audiência."

- Nara Campos - Senior Media Research Professional - comscore.com

Fontes: Shareablee (Content Explorer) - Facebook, Twitter e Instagram. Todas as marcas. Total de ações: é a soma de todas as ações (curtidas, compartilhamento, comentários e retweets) que uma conta social recebe no Facebook, Twitter e Instagram. Período: 01 a 18 de Janeiro, 01 a 18 de Fevereiro, 01 a 18 de Março.


Como profissionais, reconhecemos que temos a responsabilidade de navegar pelas incertezas. Neste momento, nosso fio condutor enquanto marca é ser útil.



Obrigado. De nada. E até a próxima!

#YuzuNews #Yuzu #agenciayuzu




31 visualizações

© 2019 Agência Yuzú. MT2 INOVACAO E MARKETING LTDA

Quando a vida te der limões...