O isolamento e a fama

Atualizado: Abr 17

Lives invadem isolamento e chegam pra ficar





Já parou para pensar que o ano de 2020 será lembrado como o ano do distanciamento social? E que nesse isolamento, qual o entretenimento da população quando os bares, cinemas, parques e no Brasil em especial, a produção de novelas está parada? A resposta você deve saber: são as LIVES!

"Um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama", foi o que Andy Warhol profetizou em 1960. Ele estava certo e aqui estamos, num mundo onde quem possui um celular e um pacote de dados de internet pode ter audiência (fama) para falar e fazer o que quiser. Chamar atenção nesses tempos é a humanização das celebridades. "Desglamuralizadas" em suas casas, sem make ou luzes de estúdio, elas ficam com um aspecto mais frágil, rindo, dançando, cantando, bebendo, chorando e compartilhando histórias toscas (Marrone corre aqui). Um fato: elas estão mais reais e parecidas com a gente, até porque são gente como a gente!




Assim como nos reality shows, as lives conseguem capturar o momento e a reação do que estamos vivendo agora, sem cortes. É o "quem sabe faz ao vivo" e quem não sabe também. Mora nas lives aquela curiosidade de descobrir um pouco do universo e da realidade de quem se expõe e é claro, a vontade de se aproximar, num momento onde estamos vivendo todos carentes, seja você uma celebridade ou não. Algumas pessoas não se deixam afetar pelas más notícias e vem jogando cada vez mais conteúdo em suas lives com humor, aulas de todos os tipos e muitos, muitos shows.



A última vez que a sociedade precisou fazer uma quarentena foi por causa da gripe espanhola, entre 1918 e 1919, aterrorizante por vários motivos: a ciência engatinhava, além da falta de entretenimento não havia muitos meios de comunicação, causando a sensação de solidão e desamparo. Sabemos hoje que a chave para o sucesso de um confinamento por longos períodos é criar uma rotina, controlar o sono, fazer atividades físicas e dar boas risadas, seja sozinho ou entre amigos. Isso ajuda a saúde mental e ajuda a passar o tempo sem ficar pensando nele.



Live Histórica

Se você anda acompanhando as lives e as notícias musicais já deve estar sabendo que a cantora Marília Mendonça quebrou a marca histórica atingida por Jorge & Mateus e passa a ser dona da maior live da história do YouTube (é no mundo tá!?). A rainha da sofrência atraiu 3,2 milhões de espectadores simultâneos em seu canal por volta das 20h45. Apenas uma hora após o término da live (08/04), os números absolutos passavam de 45 milhões de views e rapidamente Marília entrou na disputa pelos vídeos com maior número de visualizações em 24 horas. Em sequência, a cantora colocou 34 músicas no Top 200 do Spotify Brasil, passou de 30 milhões de seguidores no Instagram e cresceu 111% em streams apenas no Deezer.

Antes dos sertanejos, o título de “maior transmissão ao vivo na internet” pertencia à Beyoncé, que atraiu 458 mil usuários simultâneos durante sua apresentação no festival Coachella, em 2018.

Mas vamos lá, por qual motivo o Youtube é o streaming escolhido por esses artistas?

Por três motivos: o primeiro é, sem dúvida, qualidade de áudio e vídeo tão alta, sendo possível assistir em HD na TV. A segunda porque o vídeo fica na plataforma de forma permanente (e não apenas pelas 24 horas que o Instagram permite) e a terceira (e mais importante) porque após a transmissão ao vivo, o registro continua gerando audiência e receita para o artista.



A matéria do G1 esclarece como o sertanejo aqui no Brasil tem se diferenciado das lives gringas quando a "onda mundial de lives como uma das soluções para a música pop em isolamento começou com Chris Martin, líder do Coldplay. O mundo ainda estava começando a implantar medidas de distanciamento social necessárias para deter o avanço do coronavírus."


Hoje é fundamental para os profissionais dessa área entender como podem trabalhar com merchans, como foi feito com marcas de bebida e inúmeras propagandas de produtos nas transmissões. Exemplo da varejista Riachuelo, que segundo matéria da E-commerce Brasil, dobrou suas vendas no e-commerce durante quarentena. Para impulsionar seus canais digitais, a empresa tem participado das lives musicais. Após o patrocínio nos shows da cantora Marília Mendonça e de Gusttavo Lima, a Riachuelo registrou mais de 50 mil downloads do aplicativo da Riachuelo. Os merchans são boa notícia para um mercado musical que encara uma enorme crise à frente e precisa achar novos modelos para se sustentar.


Surfando na live alheia


Não podemos deixar passar esse marketing de guerrilha sensacional que ganhou algumas manchetes pelo país depois de viralizar por aí: "O vendedor de torresmo e linguiças artesanais Airton Fonteles, de 42 anos, fez um anúncio nada convencional de seus produtos durante a live do governador do Ceará, Camilo Santana, em uma rede social. Enquanto Camilo anunciava a prorrogação do decreto de quarentena no estado por mais 15 dias, no sábado (4), o proprietário da Sabore Charcutaria Gourmet entrou na transmissão ao vivo para enviar uma mensagem aos mais de 15 mil espectadores que acompanhavam o político."


Trecho encontrado na matéria da Exame.







Que brasileiros são mestres em memes, isso ninguém duvida, mas a novidade é que dessa vez estamos todos no mesmo barco e as piadas se tornaram globais! A ansiedade pode aparecer com um gatilho qualquer, portanto, se relacionar através do humor pode descontrair e contagiar.


Busque positividade, poste seu gato andando no teclado, seus filhos brincando, você cantando desafinado, ria de si mesmo.


E falando em filhos, se você é pai ou mãe, a gente sabe que nesse momento precisa-se de toda ajuda para entreter a criançada em casa. PEGA ESSA DICA! Felizmente existe muita gente incrível tentando facilitar a vida dos pais por aí, como por exemplo, contadoras de história fazendo lives diárias no Instagram. Essa dica a gente pegou no @hypeness e precisa compartilhar: é só clicar e conferir os perfis das contadoras de história que estão salvando muitos pais brasileiros: Carol Levy / Camila Genaro / Fafá / Marina Bastos / Mariane Bigio





#YuzúNews #agenciayuzu #vaipassar #fiqueemcasa



28 visualizações

© 2019 Agência Yuzú. MT2 INOVACAO E MARKETING LTDA

Quando a vida te der limões...