• Agência Yuzú

O mundo secreto dos algoritmos no Instagram

Atualizado: Jun 25

Saiba como usa-los ao seu favor




Os algoritmos contribuíram para a evolução tecnológica vista nas últimas décadas e são cada vez mais complexos. Com o objetivo de entender o comportamento humano na internet, em especial, nas redes sociais, esse conjunto de regras e procedimentos domina praticamente tudo pela web. Hoje nós vamos falar dos processos que acontecem no Instagram: o que você vê, com quem interage, pra quem você escreve. Cada ação e interação registra seu comportamento e a plataforma te devolve o que cada um "quer". Conhecer os algoritmos pode contribuir para melhorar a estratégia digital da sua empresa.




Se você procura por tráfego orgânico em seu Insta é importante entender um pouco mais sobre esse processo.


Nos últimos anos o Instagram mudou muito. Hoje são praticamente três redes sociais em uma: Feed, Stories e IGTV. Em 2016, uma mudança que impactou o mercado e a maneira como as marcas trabalham, foi o feed deixar de privilegiar a ordem cronológica para focar no conteúdo. Em 2019, por exemplo, vimos o fim da exibição dos "likes" e a cada nova mudança vamos nos adaptando a essa plataforma.

Vamos ao que interessa!! O importante é o quanto as pessoas interagem, não importa se sua conta é de perfil Pessoal, Comercial ou de Criador de Conteúdo.

Se você não tem um bom alcance orgânico o motivo é simples: as pessoas não estão se interessando pelo conteúdo que você tem postado.

Você pode pensar "ah! isso acontece porque eu não faço vídeos"? Errado! O que importa é a preferência do usuário. A plataforma entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos. Ou seja investigue o comportamento de sua audiência e não deixe de criar conteúdo consistente de alta qualidade, seja vídeo ou foto.


O fato é que o Instagram consegue entender o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta. Imagina se você seguir uma marca, curtir o conteúdo, comentar, enviar mensagens no inbox, clicar na "bandeirinha" para salvar posts, compartilhar e marcar o @? Você já fez isso? Quem nunca?



A frequência com que você usa o Instagram também influencia em como o seu feed vai aparecer. Quem usa muito a plataforma vai receber conteúdos sempre bem atualizados. Já quem entra uma vez no dia ou até mesmo poucas vezes na semana, recebe conteúdos mais antigos, mas que sejam de maior interesse.


O algoritmo também leva em consideração a quantidade de perfis que você segue. Se o usuário segue pouquíssimas pessoas é provável que ele receba uma boa parte do conteúdo de todos esses perfis. Ao mesmo tempo, quanto mais gente você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram te mostrar tudo, já que você vai ter que gastar horas e horas rolando a tela pra conseguir olhar a totalidade dos posts. É nesse momento que o algoritmo precisa hierarquizar o que te entrega a partir do que você interage mais.

Pegou? Pois é, todo mundo quer entregar conteúdo mas a sua time-line, na maioria das vezes, não cabe todo mundo.


Agora que você entendeu mais um pouco nós vamos repassar aqui as super dicas que a ferramenta Postgrain nos encaminhou. Infelizmente nós não somos patrocinados por essa marca mas a gente acredita que dica boa é dica compartilhada:


- Sempre use os novos recursos do Instagram

Se o algoritmo dessa plataforma usa critérios para priorizar alguns conteúdos, significa que a gente pode trabalhar na rede social com o objetivo de bater esses critérios. É isso mesmo! O Instagram recompensa perfis que usam os recursos novos da rede social. E como eles recompensam? Com mais alcance, ou seja, mostrando seu perfil com mais prioridade. Ganha você e ganha a plataforma, bingo!


- Incentive os seguidores a comentar

“Marque aquele seu amigo que…” essas legendas parecem inofensivas, certo? Bom, de ingênuas, não têm nada! Já que o algoritmo observa quem se relaciona e interage com a gente, a partir do momento que alguém comenta no seu post, o Instagram vai entender que seu perfil é importante para aquele usuário e vai entregar seu conteúdo com prioridade no feed dele.


- Poste quando seus seguidores estiverem online

Os primeiros minutos do seu post são preciosos.

Quanto mais pessoas interagirem com a publicação, mais o Instagram vai entender que ela é boa e mais o post vai ser mostrado a outras pessoas, criando um looping.



- Invista em mídias de alta qualidade

Um bom lugar no feed dos seus seguidores está diretamente relacionado com a criação de um conteúdo excelente. Isso significa que não só sua legenda deve ser perfeita e chamativa mas suas imagens também! O fato do Instagram ser uma rede que apela pro visual pesa ainda mais. Cores vibrantes, ideias diferentes e fotos de tirar o fôlego são tipos de conteúdo que costumam render bons números em interação.



- Faça Stories com frequência

O Stories tem o seu próprio algoritmo. Por isso, você deve trabalhar para conseguir sempre os primeiros lugares entre as bolinhas que ficam lá em cima. O ideal é que você trabalhe sempre pensando em como verticalizar o seu conteúdo. Além disso, não esqueça de incentivar o engajamento deles nos seus stories também: peça para que compartilhem, para que enviem para um amigo ou até mesmo para que respondam na DM. A própria ferramenta já nos fornece vários recursos para que interajam com a gente, então não esqueça de usar e abusar das enquetes e adesivos dinâmicos do Instagram.


- Responda comentários enquanto eles ainda estão recentes

Sempre que possível, responda os comentários nas suas publicações enquanto eles ainda estão novos. Quanto mais comentários no seu post em pouco tempo, mais o Instagram vai achá-lo interessante. Isso também incentiva outras pessoas a comentarem, já que elas sabem que a sua resposta é certa. Além de dar uma boa impressão da sua marca, que é a que interage com os seguidores e está sempre disponível. É só ponto positivo!


- Use conteúdo gerado pelo usuário

Reutilizar o conteúdo que os usuários produzem espontaneamente sobre sua marca pode ajudar o algoritmo! Primeiro porque vai provocar uma reação positiva no usuário que produziu aquele conteúdo, que vai sentir que você prestou atenção nele e que os elogios dele não foram em vão.

Segundo porque outros usuários podem ser influenciados pelo comportamento e, sabendo que vão ser reconhecidos, podem acabar contribuindo com você também. Sabe quem adora que você seja marcado nos posts dos outros? Ele mesmo, o algoritmo!


- Abrace de vez as mensagens diretas

O algoritmo do Instagram está muito interessado em quem você mais se relaciona e isso está diretamente relacionado as mensagens diretas (ou DMs para os íntimos) que você recebe e envia no Instagram. Então, esteja sempre à disposição pra conversar por mensagens, deixe isso bem claro nos Stories e nos posts do feed. Esse tipo de relacionamento vai ser, inclusive, muito positivo pro seu negócio já que as mensagens diretas envolvem conversas mais longas e que dão a oportunidade de cultivar um relacionamento individual e duradouro com cada seguidor.


- Faça um sorteio - AME OU ODEIE

NÃO TEM JEITO!! Polêmico e odiado por quem é marcado toda hora, os sorteios são até hoje, a melhor forma de você ganhar diversas curtidas, seguidores e comentários ao mesmo tempo. As regras dos sorteios no Instagram estão diretamente ligadas com o que o algoritmo mais preza, que são as interações (curtidas, comentários) e o relacionamento (seguidores, comentários, marcação de amigos).

Então, sempre que possível, faça um sorteio!



Como você notou, são muitas táticas que podem ser aplicadas. O importante é manter o engajamento da sua audiência e construir um relacionamento com seus seguidores.


Se quiser saber mais sobre essa caixa preta que é o algoritmo indicamos alguns vídeos disponíveis no Youtube que bugaram nossa cabeça sobre esse assunto:








Curtiu? Agora volta lá no nosso instagram e compartilha nosso conteúdo com a sua galera! Bora movimentar nossos algoritmos! ;)


Bora plantar conhecimento?



#YuzuNews #AgenciaYuzu #frutifique

39 visualizações

© 2019 Agência Yuzú. MT2 INOVACAO E MARKETING LTDA

Quando a vida te der limões...